segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM ALIMENTO TRADICIONAL
GUARANI
O alimento tradicional Guarani estabelece relação com a parte pedagógica,
desde o plantio até o preparo é carregado de saberes tradicionais e não devem
ser esquecidos da sua importância no contexto educacional, pois, sendo este indispensável
para preservação da cultura.
Nós o povo Guarani Mbya, o nosso principal alimento vem da roça, por que
nos plantamos os nossos alimentos, os alimentos principais são milho, feijão, batata
doce, abóbora, mandioca, amendoim, esses alimentos são praticamente a base da
nossa alimentação, e também a caça que consumimos, esses fazem parte da nossa
alimentação há milhares de anos. Por trás de todos esses alimentos a várias
histórias que conta como surgiram esses alimentos para o povo.
sexta-feira, 19 de julho de 2013
RECREIO NAS FÉRIAS DE 15 A 19 DE JULHO - 2013
O objetivo principal do projeto Recreio nas Férias merece destaque: trazer, de modo explícito e organizado, as dimensões do lazer e do lúdico para dentro do espaço escolar , em suas atividades no período de férias escolares. Com o Recreio nas Férias, o lazer, o lúdico e a recreação serão tratados não só como elementos que perpassam a abordagem pedagógica, sejam da vivência ou da preservação esportiva. Eles passam a ser reconhecidos como ações determinadas e articuladas naquele que deve ser o tempo de melhor expressão do lúdico.
A comunidade Guarani, espera animada este período de recreio nas férias, dias de muitas diversões, passeios, espetáculos, arte circense, contação de histórias, entre outros.
Muito especial o Recreio nas Férias!!
quinta-feira, 11 de julho de 2013
EXEMPLO DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, ELABORADO PELOS EDUCADORES GUARANI.
ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O MÊS
DE JUNHO 2013
Segunda 03
|
Terça 04
|
Quarta 05
|
Quinta 06
|
Sexta 07
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30– Brincadeiras no parquinho
CECI (Gabriel /Isabel)
12h – Almoço
13h– Brinquedoteca (Todos
educadores)
14h– Lanche
14h30–Informática
com Claudia e Educadores.
16:30 - Janta
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h
– Lanche
10h30
– atividade de trilha na mata.
12h
– Almoço
13h
– Desenho Livre (Todos educadores)
14h
– Lanche
14h30-
musicas Guarani.
16h30 –
Janta
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h
– Lanche
10h30
– Informática (Claudia/ Gabriel)
12h
– Almoço
13h
– Casa de Reza (Todos educadores)
14h
– Lanche
14h30
– Informática (Luiza Silva/ Claudia)
16h30 –
Jantar
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h
– Lanche
10h30
– Oficina de Argila (Tereza)
12h
– Almoço
13h
– Caminhada (Todos educadores)
14h
– Lanche
14h30
– Desenho livre (Todos educadores)
16h30
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30– Aula de informática (Claudia/
Isabel)
12h – Almoço
13h– Leitura na biblioteca
14h– Lanche
14h30– Aula de informática (Claudia/
Daniel)
16h30 -
Jantar
|
Segunda 10
|
Terça 11
|
Quarta 12
|
Quinta 13
|
Sexta 14
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30–informática com Claudia e
educadores.
12h – Almoço
13h– Brincadeiras no campo (Luiza Silva/ Alex/ Osvanildo)
14h– Lanche
14h30– Brinquedoteca (Luiza da
Silva/ Alex/ Valdenice)
16h30 -
Jantar
|
8h30 – Café da manhã
9h –– Casa de Reza (Todos educadores)
10h
– Lanche
10h30
– Oficina de armadilhas (Adriano)
12h
– Almoço
13h
– Oficina de armadilhas (Adriano)
14h
– Lanche
14h30
– Desenho referente à oficina (Todos educadores)
16h30 –
Jantar
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h
– Lanche
10h30
– Informática (Claudia/ Jacira)
12h
– Almoço
13h
– Contação de historias (Osvanildo/ Daniel)
14h
– Lanche
14h30
– Informática (Claudia/ Luiza Vidal)
16h30 –
Jantar
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h
– Lanche
10h30
– Oficina de armadilhas (Pedro Vicente)
12h
– Almoço
13h
- Oficina de armadilhas (Pedro Vicente)
14h
– Lanche
14h30
– Brincadeiras livres (Todos educadores)
16h30 –
Jantar
|
8h30 – Café da manhã
9h –– Casa de Reza (Todos
educadores)
10h – Lanche
10h30– Aula de informática (Claudia/
Tereza)
12h – Almoço
13h– Aula de informática (Claudia/
Alex)
14h– Lanche
14h30– Pintura (Todos educadores)
16h30 -
Jantar
|
Segunda 17
|
Terça 18
|
Quarta 19
|
Quinta 20
|
Sexta 21
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30– Brincadeiras no parquinho CECI
(Gabriel /Isabel)
12h – Almoço
13h– Brinquedoteca (Todos educadores)
14h– Lanche
14h30–Informática com Claudia.
16:30 - jantar
|
8h30 – Café da manhã
9h –– Casa de Reza (Todos
educadores)
10h
– Lanche
10h30
– Oficina de armadilha (Pedro)
12h
– Almoço
13h
– Oficina de armadilhas (Pedro)
14h
– Lanche
14h30
– Oficina de miçanga (Todos educadores)
16h30 –
Jantar
|
8h30 – Café da manhã
9h –– Casa de Reza (Todos
educadores)
10h
– Lanche
10h30
– Informática (Claudia/ Gabriel)
12h
– Almoço
13h
– Informática (Claudia/ Luiza Silva)
14h
– Lanche
14h30
– Oficina de massinha (Todos educadores)
16h30 –
Jantar
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h
– Lanche
10h30
– Oficina de Argila (Tereza)
12h
– Almoço
13h
– Caminhada (Todos educadores)
14h
– Lanche
14h30
– Desenho livre (Todos educadores)
16h30
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30– Aula de informática (Claudia/
Isabel)
12h – Almoço
13h– Aula de informática (Claudia/ Daniel)
14h– Lanche
14h30– Caminhada para represa (Todos
educadores)
16h30 –
Jantar.
|
Segunda 24
|
Terça 25
|
Quarta 26
|
Quinta 27
|
Sexta 28
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30– Oficina de armadilhas (Alex)
12h – Almoço
13h
Oficina de armadilhas (Alex)
14h– Lanche
14h30–informática com Claudia e
educadores.
16h30 - Jantar
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h
– Lanche
10h30
– Avaliação da oficina de armadilhas
12h
– Almoço
13h
– Avaliação da oficina de armadilhas (Todos educadores)
14h
– Lanche
14h30–
Roda de conversa referente ao Tempo Velho (Todos educadores/ Pedro)
16h30 –
Jantar.
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h
– Lanche
10h30
– Informática (Claudia/ Jacira)
12h
– Almoço
13h
– Informática (Claudia/ Valdenice)
14h
– Lanche
14h30
– Avaliação da aula de informática (Todos educadores)
16h30 –
Jantar.
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h
– Lanche
10h30
– Brincadeiras livres (Todos educadores)
12h
– Almoço
13h
– Iniciação da escrita Guarani e Português (Todos educadores)
14h
– Lanche
14h30
– Continuação da iniciação da escrita (Todos educadores)
16h30 –
Jantar
|
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30– Planejamento
12h – Almoço
13h– Aula de informática (Claudia/
Osvanildo)
14h– Lanche
14h30– Iniciação de numerais (Todos
os educadores)
16h30 -
Jantar
|
ESTAMOS NO TEMPO VELHO - ARA YMA
Ara Pyau e Ara Yma – Tempo Novo e
tempo velho.
Na cultura Guarani o ano novo começa quando tudo
começa a se renovar:
Plantio, as árvores florescem, os pássaros começam a pôr ovinhos, os
animais acasalam, e o sol aparece mais cedo. Logo em seguida, vem o meio do ano
novo:
Limpar as plantas, as frutas estão verdes, os pássaros já descansaram os
animais procriaram, e o sol fica um pouco tempo a mais na terra. É o final do
ano.
Neste período do tempo
novo – Ara Pyau, as atividades na casa de reza – Opy, são mais frequentes que
no tempo velho – Ara Yma. O tempo é baseado pela cosmologia Guarani que se
define que o temo novo se inicia em agosto e vai até ano que vem, tendo em
visto esse fator predominante, é que baseamos nosso planejamento pedagógico em
concordância com o jeito de ser Guarani- Nhandereko.
Neste período começam os
batismos – Nhemongarai, e as crianças como sempre participam e fortalecem a
cultura milenar deste povo, todo este cuidado voltado à preservação da cultura
e a transmissão da sabedoria Guarani. São atividades riquíssimas em ação
pedagógica multidisciplinar, os saberes intrínsecos.
FESTA JUNINA NO CEII CECI TENONDE PORÃ - 06/07/2013
INTRODUÇÃO:
O ser humano tem procurado distinguir e
verificar os fenômenos da natureza, o ciclodas estações, os astros no céu, as
diferentes plantas e animais, as relações sociais, políticase econômicas, para
compreender seu lugar no universo, buscando a significação da vida. (PCN, 98)
Tendo em
vista a alteridade, como eu me relaciono com o outro, até mesmo para aprender a
entender e respeitar, pensou-se no coletivo como poderíamos realizar esta
parceria de convivência, partindo do princípio que a comunidade recebe muitos visitante
não indígena, que trazem de si, suas crenças e tradições diferentes, com todo
respeito à interculturalidade já existente há muito tempo e o Centro de
Educação e Cultura Indígena - CECI tem um papel importante na valorização das
tradições Guarani, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e os
não indígenas, contribuindo com este olhar diferenciado de ver o outro com suas
diferenças e especificidades peculiares de sua cultura, até mesmo para se fazer
um norte de como são suas manifestações, seus valores culturais, auxiliando no
conhecimento da cultura do Brasil e fortalecendo a própria Guarani.
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Fotos
Opy e a nossa casa de reza onde as crianças vem todos os dia para dançar e cantar. A noite acontece as rezas dos Pajes com os indígenas da aldeia.
Assinar:
Postagens (Atom)