quinta-feira, 11 de julho de 2013

EXEMPLO DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, ELABORADO PELOS EDUCADORES GUARANI.

ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O MÊS DE JUNHO 2013


Segunda 03
Terça 04
Quarta 05
Quinta 06
Sexta 07
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30– Brincadeiras no parquinho CECI (Gabriel /Isabel)
12h – Almoço
13h– Brinquedoteca (Todos educadores)
14h– Lanche
14h30–Informática com Claudia e Educadores.
16:30 - Janta
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30 – atividade de trilha na mata.
12h – Almoço
13h – Desenho Livre (Todos educadores)
14h – Lanche
14h30- musicas Guarani.
16h30 – Janta
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30 – Informática (Claudia/ Gabriel)
12h – Almoço
13h – Casa de Reza (Todos educadores)
14h – Lanche
14h30 – Informática (Luiza Silva/ Claudia)
16h30 – Jantar
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30 – Oficina de Argila (Tereza)
12h – Almoço
13h – Caminhada (Todos educadores)
14h – Lanche
14h30 – Desenho livre (Todos educadores)
16h30
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30– Aula de informática (Claudia/ Isabel)
12h – Almoço
13h– Leitura na biblioteca
14h– Lanche
14h30– Aula de informática (Claudia/ Daniel)
16h30 - Jantar

Segunda 10
Terça 11
Quarta 12
Quinta 13
Sexta 14
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30–informática com Claudia e educadores.
12h – Almoço
13h– Brincadeiras no campo (Luiza Silva/ Alex/ Osvanildo)
14h– Lanche
14h30– Brinquedoteca (Luiza da Silva/ Alex/ Valdenice)
16h30 - Jantar
8h30 – Café da manhã
9h –– Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30 – Oficina de armadilhas (Adriano)
12h – Almoço
13h – Oficina de armadilhas (Adriano)
14h – Lanche
14h30 – Desenho referente à oficina (Todos educadores)
16h30 – Jantar
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30 – Informática (Claudia/ Jacira)
12h – Almoço
13h – Contação de historias (Osvanildo/ Daniel)
14h – Lanche
14h30 – Informática (Claudia/ Luiza Vidal)
16h30 – Jantar
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30 – Oficina de armadilhas (Pedro Vicente)
12h – Almoço
13h - Oficina de armadilhas (Pedro Vicente)
14h – Lanche
14h30 – Brincadeiras livres (Todos educadores)
16h30 – Jantar
8h30 – Café da manhã
9h –– Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30– Aula de informática (Claudia/ Tereza)
12h – Almoço
13h– Aula de informática (Claudia/ Alex)
14h– Lanche
14h30– Pintura (Todos educadores)
16h30 - Jantar


Segunda 17
Terça 18
Quarta 19
Quinta 20
Sexta 21
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30– Brincadeiras no parquinho CECI (Gabriel /Isabel)
12h – Almoço
13h– Brinquedoteca (Todos educadores)
14h– Lanche
14h30–Informática com Claudia.
16:30 - jantar 
8h30 – Café da manhã
9h –– Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30 – Oficina de armadilha (Pedro)
12h – Almoço
13h – Oficina de armadilhas (Pedro)
14h – Lanche
14h30 – Oficina de miçanga (Todos educadores)
16h30 – Jantar
8h30 – Café da manhã
9h –– Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30 – Informática (Claudia/ Gabriel)
12h – Almoço
13h – Informática (Claudia/ Luiza Silva)
14h – Lanche
14h30 – Oficina de massinha (Todos educadores)
16h30 – Jantar
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30 – Oficina de Argila (Tereza)
12h – Almoço
13h – Caminhada (Todos educadores)
14h – Lanche
14h30 – Desenho livre (Todos educadores)
16h30 
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30– Aula de informática (Claudia/ Isabel)
12h – Almoço
13h– Aula de informática (Claudia/ Daniel)
14h– Lanche
14h30– Caminhada para represa (Todos educadores)
16h30 – Jantar.


Segunda 24
Terça 25
Quarta 26
Quinta 27
Sexta 28
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30– Oficina de armadilhas (Alex)
12h – Almoço
13h Oficina de armadilhas (Alex)
14h– Lanche
14h30–informática com Claudia e educadores.
16h30 - Jantar
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30 – Avaliação da oficina de armadilhas
12h – Almoço
13h – Avaliação da oficina de armadilhas (Todos educadores)
14h – Lanche
14h30– Roda de conversa referente ao Tempo Velho (Todos educadores/ Pedro)
16h30 – Jantar.
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30 – Informática (Claudia/ Jacira)
12h – Almoço
13h – Informática (Claudia/ Valdenice)
14h – Lanche
14h30 – Avaliação da aula de informática (Todos educadores)
16h30 – Jantar.
8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30 – Brincadeiras livres (Todos educadores)
12h – Almoço
13h – Iniciação da escrita Guarani e Português (Todos educadores)
14h – Lanche
14h30 – Continuação da iniciação da escrita (Todos educadores)
16h30 – Jantar

8h30 – Café da manhã
9h – Casa de Reza (Todos educadores)
10h – Lanche
10h30– Planejamento
12h – Almoço
13h– Aula de informática (Claudia/ Osvanildo)
14h– Lanche
14h30– Iniciação de numerais (Todos os educadores)
16h30 - Jantar



ESTAMOS NO TEMPO VELHO - ARA YMA

Ara Pyau e Ara Yma – Tempo Novo e tempo velho.
Na cultura Guarani o ano novo começa quando tudo começa a se renovar:
Plantio, as árvores florescem, os pássaros começam a pôr ovinhos, os animais acasalam, e o sol aparece mais cedo. Logo em seguida, vem o meio do ano novo:
Limpar as plantas, as frutas estão verdes, os pássaros já descansaram os animais procriaram, e o sol fica um pouco tempo a mais na terra. É o final do ano.
            Neste período do tempo novo – Ara Pyau, as atividades na casa de reza – Opy, são mais frequentes que no tempo velho – Ara Yma. O tempo é baseado pela cosmologia Guarani que se define que o temo novo se inicia em agosto e vai até ano que vem, tendo em visto esse fator predominante, é que baseamos nosso planejamento pedagógico em concordância com o jeito de ser Guarani- Nhandereko.
            Neste período começam os batismos – Nhemongarai, e as crianças como sempre participam e fortalecem a cultura milenar deste povo, todo este cuidado voltado à preservação da cultura e a transmissão da sabedoria Guarani. São atividades riquíssimas em ação pedagógica multidisciplinar, os saberes intrínsecos.
FESTA JUNINA NO CEII CECI TENONDE PORÃ - 06/07/2013
INTRODUÇÃO:
O ser humano tem procurado distinguir e verificar os fenômenos da natureza, o ciclodas estações, os astros no céu, as diferentes plantas e animais, as relações sociais, políticase econômicas, para compreender seu lugar no universo, buscando a significação da vida. (PCN, 98)

 Tendo em vista a alteridade, como eu me relaciono com o outro, até mesmo para aprender a entender e respeitar, pensou-se no coletivo como poderíamos realizar esta parceria de convivência, partindo do princípio que a comunidade recebe muitos visitante não indígena, que trazem de si, suas crenças e tradições diferentes, com todo respeito à interculturalidade já existente há muito tempo e o Centro de Educação e Cultura Indígena - CECI tem um papel importante na valorização das tradições Guarani, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e os não indígenas, contribuindo com este olhar diferenciado de ver o outro com suas diferenças e especificidades peculiares de sua cultura, até mesmo para se fazer um norte de como são suas manifestações, seus valores culturais, auxiliando no conhecimento da cultura do Brasil e fortalecendo a própria Guarani.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Fotos

Opy e a nossa casa de reza onde as crianças vem todos os dia para dançar e cantar. A noite acontece as rezas dos  Pajes com os indígenas da aldeia.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

 No dia 07 de Setembro de 2012 essa galera fez um show no SESC Interlagos em São Paulo, deixaram bem claro todo sofrimento que os Guarani Kaiowa vem passando, na forma do rap..

quinta-feira, 29 de março de 2012

Arte Guarani

 Nos Guarani manifestamos a nossa arte de varias formas, através dos cantos e danças, e dos artesanatos, que são também formas de nos mantermos nossa tradição e cultura, pois no canto e dança, artesanato, ensinamos o que os nossos mais velhos sempre fizeram, e o porquê são importantes.

 Muito mais do que do que só canto e dança, as nossas musicas são orações, pedidos de proteção aos nossos deuses para que nos olhem durante o dia e a noite, mais muitos de nossos cantos também falam das belezas da natureza, e como as pessoas devem se relacionar com ela.

  O nosso artesanato trás muito mais do que arte, ela ensina sabedoria as crianças, nos ensinamos às crianças a ter respeito com a natureza, como usar com consciência as matérias primas que ela oferece, para que no futuro agente sempre tenha esses materiais para produção do nosso artesanato, hoje em dia agente ainda consegue alguns desses materiais na nossa própria reserva, mais outros nos buscamos fora do nosso território.



  Nos educadores sempre procuramos passar essas informações para as crianças do CECI, sempre levando elas na casa de reza para fazer canto e dança, passeando no mato no entorno da aldeia para mostrarmos a degradação que acontece com a natureza, e como isso afeta as nossas atividades, dificultando a coleta de materiais para fazermos nossas cerimonias e os artesanatos, procuramos os mais velhos para que eles nos orientem com relação ao material adequado para cada cerimonia ou artesanato. 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A criança guarani e a natureza.


As crianças respeitam as plantas conhecendo elas, para que cada uma delas e ultilizada, e com isso respeitam a natureza, uma das formas delas mostrarem o respeito com a natureza, e que os educadores do CECI incentivam e ensinan a reciclagem dos materiais.


  Bonecos feitos com copos descartaveis, garrafes pets, caixas de leite, entre outors materiais reciclaveis.